Croacia
Ao lado da Bósnia-Herzegovina, a Croácia será um dos países originados da antiga Iugoslávia que estarão representados na Copa do Mundo de 2014. Desde que se tornou independente, os croatas estiveram nas edições de 1998, 2002 e 2006 do Mundial. A primeira participação, inclusive, foi a melhor da história da seleção, quando Davor Suker, Robert Prosinecki e companhia surpreenderam a todos e alcançaram o terceiro lugar.
A geração atual pode não ser tão talentosa, mas conta com nomes de destaque no futebol internacional. São os casos do meia Luka Modric, do Real Madrid e do atacante Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, que serão comandados pelo técnico Niko Kovac, de 42 anos, que defendeu as cores do país quando era jogador. O treinador, inclusive, esteve em campo na única vez que a Croácia enfrentou o Brasil em Mundiais, quando a Seleção Brasileira venceu por 1 x 0 em 2006, na fase de grupos.
Os 23 Escolhidos:
Guarda-Redes: Stipe Pletikosa (Rostov), Danijel Subasic (Monaco), Oliver Zelenika (Dinamo Zagreb)
Defesas: Darijo Srna (Shakhtar Donetsk), Dejan Lovren (Southampton), Vedran Corluka (Lokomotiv Moscow), Gordon Schildenfeld, Danijel Pranjic (both Panathinaikos), Domagoj Vida (Dynamo Kiev), Sime Vrsaljko (Genoa)
Médios: Luka Modric (Real Madrid), Ivan Rakitic (Sevilla), Ognjen Vukojevic (Dynamo Kiev), Ivan Perisic (Wolfsburg), Mateo Kovacic (Inter Milan), Marcelo Brozovic (Dinamo Zagreb), Sammir (Getafe), Ivan Mocinic (Rijeka)
Avançados: Mario Mandzukic (Bayern Munich), Ivica Olic (Wolfsburg), Eduardo (Shakhtar Donetsk), Nikica Jelavic (Hull City), Ante Rebic (Fiorentina)
Seleccionador: Niko Kovac