Brasilia
A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX. Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil. A inauguração da nova capital foi saudada pelo então papa João XXIII através do rádio. A cidade é considerada um Patrimônio Nacional pela Unesco, devido ao seu conjunto arquitetónico e urbanístico e possui a maior área de bensculturais do mundo, com 112,5 quilómetros quadrados.
Estádio Mané Garrincha ou Estádio Nacional de Brasília

Seguindo os padrões de uma das cidades mais modernas do país em termos de arquitetura, o Estádio Nacional de Brasília é um dos mais imponentes – e o segundo maior, com capacidade para 69.349 espectadores – do Mundial da FIFA Brasil 2014.
O antigo estádio Mané Garrincha, praticamente demolido, deu lugar a uma arena que conta com uma nova fachada, com cobertura em estrutura metálica, novas arquibancadas e um gramado rebaixado para permitir uma visão completa do jogo. Com projeto de construção ecologicamente correto, voltada à emissão zero de carbono, à reciclagem e ao acesso total por meio do transporte público, ela serve para consolidar o nome da capital como referência mundial em planejamento sustentável, deixando um legado importante outros setores da economia local.
Sediará 7 jogos da Copa do Mundo 2014:
15/06 - Suíça x Equador
19/06 - Colômbia x Costa do Marfim
23/06 - Brasil x Camarões
26/06 - Portugal x Gana
30/06 - Oitavos de finais
05/07 - Quartos de finais
12/07 - disputa 3º lugar
Cuiabá
Cuiabá é a capital e o mais populoso município do estado de Mato Grosso.Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Cuiabá é famosa por seu forte calor, apesar de a temperatura no outono e inverno poder cair esporadicamente abaixo de 10°C, devido principalmente as frentes frias que vêm do sul, podendo isso durar apenas um dia ou até uma semana, para logo voltar ao calor habitual.
Verdão ou Estádio Jose Fragelli

O estádio que abrigará os jogos do Mundial de Futebol de 2014 à beira de uma região de flora e fauna tão riquíssima como a do Pantanal não poderia deixar de apresentar entre suas metas a construção e manutenção de uma estrutura sustentável, desde a concepção de seu projeto. Especialmente construída para o torneio, a Arena Pantanal terá capacidade para 41.112 espectadores, ocupando o terreno em que antes estava o Estádio José Fagelli, e vai acolher quatro jogos do Brasil 2014. Esse espaço multiuso terá, no entanto, uma estrutura modelar, que poderá ser reduzida depois do Brasil 2014. Coberta, ela poderá receber eventos diversificados, como shows, exposições e feiras. Clubes tradicionais como o Mixto e o Operário também podem aproveitar essa estrutura.
Sedirá 4 jogos no Mundial do Brasil de 2014:
13/06 - Chile x Austrália
17/06 - Rússia x Coreia do Sul
21/06 - Bósnia x Nigéria
24/06 - Colômbia x Japão
Curitiba
A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. O município de Curitiba concentra quase toda a sua população na área urbana, tendo, portanto, uma reduzida atividade agropecuária. Devido ao desenvolvimento urbano da cidade, em Curitiba não existe mais agricultura, não mais sobrando terras para o plantio de certos produtos económicos.
Estádio Arena da Baixada
Desde que foi reinaugurado em junho de 1999, o tradicional Estádio Joaquim Américo, conhecido como Arena da Baixada, tem a reputação de ser um dos mais modernos e bem estruturados do Brasil.
Não foi de surpreender, portanto, que a casa do Atlético Paranaense, construída em sua versão original em 1914, estivesse entre as escolhidas para sediar o Mundial de Futebol de 2014.
Para receber o evento, o estádio passará por mais uma fase de obras, durante a qual receberá uma série de adaptações e em que será construído mais um lance de arquibancadas paralelas ao campo. A capacidade será aumentada assim para 39.631 mil pessoas, para que o estádio possa abrigar quatro jogos do Mundial de 2014.
Sediará 4 jogos do Mundial 2014:
16/06 - Irão x Nigéria
20/06 - Equador x Honduras
23/06 - Espanha x Austrália
26/06 - Argélia x Rússia
Fortaleza
Fortaleza é a capital do estado do Ceará. No Turismo a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a Micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, Beach Park.O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário. É a capital de estados Brasileiros mais perto da Europa estando a 5 608 km de Lisboa, Portugal.
Estadio Castelão
Construído em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido popularmente como Castelão, foi inteiramente reformado para acolher confortavelmente públicos de até 60.342 pessoas. A arena ganhou um estacionamento coberto com 1.900 vagas e conta com estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestuários totalmente renovados. Todos os lugares são protegidos por uma cobertura, mesmo aqueles situados no anel inferior, mais próximo ao relvado.
Sediará 6 jogos no Mundial de 2014:
14/06 - Uruguai x Costa Rica
17/06 - Brasil x México
21/06 - Alemanha x Gana
24/06 - Grécia x Costa do Marfim
29/06 - Oitavos de Finais
04/07 – Quartos de Finais
Manaus
É uma cidade histórica e portuária, localizada no centro da maior floresta tropical do mundo. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões. É uma das cidades brasileiras mais conhecidas mundialmente, principalmente pelo seu potencial turístico e pelo ecoturismo, o que faz do município o décimo maior destino de turistas no Brasil. Originalmente fundada em 1669 pelos portugueses com o forte de São José do Rio Negro, foi elevada à vila em 1832 com o nome de Manaos, em homenagem à nação indígena dos manaos, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual. Ficou conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha. Nessa época foi batizada como "Coração da Amazônia" e "Cidade da Floresta".
Estádio Vivaldão de Manaus ou Arena Amazônia
A Arena Amazônia, antigo Estádio Vivaldão, pode não ser um palco tradicional do futebol brasileiro, mas certamente atrairá um grande número de apoiantes graças à sua localização privilegiada, no coração da maior floresta em área contínua do mundo.
A Arena Amazônia terá 40.549 lugares, restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de autocarros. Ela receberá quatro jogos de primeira fase do Mundial de 2014 e servirá posteriormente como um grande pólo de atração turística para shows e eventos na região.
O estádio abrigará 4 jogos do Mundial:
14/06 - Inglaterra x Itália
18/06 - Croácia x Camarões
22/06 - Portugal x Estados Unidos
25/06 - Suíça x Honduras
Natal
Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. undada em 1599, às margens do Rio Potenji, a cidade é conhecida mundialmente11 e conta com importantes monumentos, parques e museus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, a Catedral Metropolitana e praias como Ponta Negra e a praia dos Artistas.
Estádio Arena das Dunas
Desde o ano de sua construção, 1972, o estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o Machadão, abrigou no bairro Lagoa Nova os maiores jogos de futebol da capital do estado do Rio Grande do Norte, sobretudo aqueles envolvendo seus três maiores times – o ABC, que disputou a Série A do Campeonato Brasileiro pela última vez em 1985; o Alecrim (1986) e o América (2007). O resultado é o projeto do Estádio das Dunas, com capacidade para 39.971 espectadores, cuja referência a uma das atrações naturais mais impressionantes da região de Natal não se limita ao nome, mas também à ousada construção ondulada que imita dunas de areia.
No estádio serão realizados 3 jogos no Mundial 2014:
13/06 - México x Camarões
16/06 - Gana x Estados Unidos
19/06 - Japão x Grécia
24/06 - Itália x Uruguai
Porto Alegre
Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano entre as municípios nacionais. Também tem uma cultura qualificada e diversificada, com intensa atividade em praticamente todas as áreas das artes, esportes e das ciências, muitas vezes com projeção nacional, além de possuir ricas tradições folclóricas e um significativo patrimônio histórico em edificações centenárias e numerosos museus.
Estádio Beira Rio

Maior estádio da região Sul do país, o “Gigante do Beira-Rio”, batizado Estádio José Pinheiro Borda, foi inaugurado em 1969 depois de quase uma década de obras em que a participação da torcida do Inter foi efetiva: os colorados contribuíram com tijolo, cimento e ferro, e alguns chegaram a deixar o Estádio dos Eucaliptos quando o time ia mal para “torcer” pelos pedreiros que trabalhavam no Beira-Rio.
O projeto de modernização do Beira-Rio, custeado pelo próprio Internacional através do programa “Gigante para Sempre”, tem como ponto alto a instalação de uma inovadora cobertura metálica que protegerá os assentos, as rampas e o acesso aos portões. O projeto modular foi adotado para garantir a agilidade da construção, dividida em etapas, e evitar a interdição do estádio durante as obras. Depois da reforma, o Beira-Rio terá capacidade para 43.394 espectadores.
Serão realizados 5 jogos do Mundial de 2014 neste estádio:
15/06 - França x Honduras
18/06 - Holanda x Austrália
22/06 - Argélia x Coreia do Sul
25/06 - Argentina x Nigéria
30/06 - Oitavos de Fianis
Recife
Recife é capital do estado de Pernambuco. A cidade do Recife foi eleita por pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide como uma das 65 cidades com economia mais desenvolvida dos mercados emergentes no mundo.12 Apenas cinco cidades brasileiras entraram na lista, tendo o Recife recebido a quarta posição, após São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e à frente de Curitiba.Dentre as muitas alcunhas atribuídas ao Recife, "Veneza Brasileira" é a mais conhecida. O romancista francês Albert Camus, Prémio Nobel de Literatura de 1957, esteve no Recife em 1949, e comparou a capital pernambucana a outra cidade italiana ao descrevê-la, em seu livro Diário de Viagem, como a "Florença dos Trópicos".
Estádio Maracatú ou Capibaribe

Recife, uma cidade entusiasta do futebol, que abriga três clubes tradicionalíssimos em cenário nacional como Náutico, Santa Cruz e Sport e já sediou uma partida do Mundial de 1950 (Chile 5 x 2 EUA, na Ilha do Retiro), ganha um novo estádio, que receberá cinco jogos do Brasil 2014.
A arena, cercada por outros empreendimentos, fica localizada em São Lourenço da Mata, na zona metropolitana da cidade, a 19 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes. O projeto é visto como uma alavanca económica para a expansão da Grande Recife, em uma região considerada carente. Estima-se que o local se desenvolva em um bairro com cerca de cinco mil unidades residenciais.
Com capacidade para 42.610 pessoas e construída por meio de uma parceria público-privada, a Arena Pernambuco passa a acolher partidas do Náutico, depois de acordo fechado com o clube alvirrubro em outubro de 2011.
Sediará 5 jogos Mundial:
14/06 - Costa do Marfim x Japão
20/06 - Costa Rica x Itália
23/06 - Croácia x México
26/06 - Alemanha x Estados Unidos
29/06 - Oitavos de Final
Rio De Janeiro
Cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. Atualmente, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Estádio Maracanã ou Estádio Mário Filho

Construído para o Mundial de 1950 e imortalizado como palco da inesquecível final entre Brasil e Uruguai, um dos capítulos mais marcantes da história do torneio, o Estádio Jornalista Mário Filho, no Rio de Janeiro, reassume a condição de protagonista no Brasil 2014. Estádio que abrigará o maior número de partidas da competição, sete confrontos no total, o Maracanã receberá a grande decisão no dia 13 de julho.
De cara nova para o Mundial, o estádio que ficou conhecido como “Maior do Mundo” – chegou a receber 200 mil espetadores e detém vários dos maiores recordes de público da história do futebol – tem agora capacidade para 74.738 espectadores e continua sendo o maior do país. Respeitando sua concepção original, o projeto de reforma incluiu a demolição total do anel inferior para a construção de uma nova arquibancada com melhor visibilidade, a maximização das rampas monumentais e a substituição de todos os assentos, além da instalação de uma nova cobertura, que captará água da chuva para reuso. A fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, permanecerá intacta.
Haverá 7 jogos neste estádio:
15/06 - Argentina x Bósnia
18/06 - Espanha x Chile
22/06 - Bélgica x Rússia
25/06 - Equador x França
28/06 - Oitavos de Finais
04/07 - Quartos de Finais
13/07 – final
Salvador
Fundada como São Salvador da Bahia de Tdos os Santos, foi a primeira capital do Brasil Colónia. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua Gastronomia, música e arquitectura. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que desde do século XVII até o século XIX, tendo sido declarado como Património Mundial pela UNESCO em 1985.
Estádio da Fonte Nova

Primeira capital do Brasil, Salvador receberá a Mundial do Brasil em casa nova: palco de grandes confrontos do futebol baiano como o clássico Ba-Vi, a Fonte Nova, oficialmente Estádio Octávio Mangabeira, foi implodida para dar lugar a uma moderna arena com capacidade para 51.900 espectadores, que sediará quatro jogos da primeira fase do torneio.
Inaugurado em 28 de janeiro de 1951, o estádio da capital baiana foi utilizado até novembro de 2007 e três anos depois foi demolido. A novíssima Arena Fonte Nova teve as características originais mantidas e ganhou uma cobertura com estrutura metálica leve, além de um restaurante panorâmico e um museu do futebol. O complexo passará a abrigar muito mais do que partidas de futebol: prédios que comportarão estacionamento, shopping, hotéis e uma casa de shows fazem parte do projeto, que seguiu um modelo de parceria público-privado.
O estádio sedirará 6 jogos do mundial nas seguintes datas:
13/06 - Espanha x Holanda
16/06 - Alemanha x Portugal
20/06 - Suíça x França
25/06 - Bósnia x Irão
01/07 - Oitavos de finais
05/07 – Quartos de finais
São Paulo
É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, e a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). São Paulo é a 7ª cidade mais populosa com cerca de 20 milhões de habitantes,
Arena São Paulo

O projeto de construção do estádio prevê o fomento à Zona Leste, uma das regiões da capital paulista mais carentes de recursos, onde vivem quase 4 milhões de pessoas, e a qualificação profissional de centenas de trabalhadores. No total, cerca de seis mil pessoas devem ser empregadas direta e indiretamente ao longo do período de construção.
A Arena de São Paulo, com capacidade para 62.601 espectadores, sendo 20 mil em estrutura temporária, foi a escolhida para receber a partida de abertura do Mundial de 2014, e abrigará ainda outros cinco jogos, entre os quais uma das meias-finais.
O Arena São Paulo terá 6 jogos do Mundial 2014:
12/06 - Brasil x Croácia
19/06 - Uruguai x Inglaterra
23/06 - Holanda x Chile
26/06 - Bélgica x Coreia do Sul
01/07 - Oitavos de final
09/07 - Meia-final
Belo Horizonte
Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais. A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista cultural, económico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi.
Estádio Magalhães Pinto (Mineirão)
Um dos templos do futebol brasileiro, casa dos multicampeões nacionais Atlético Mineiro e Cruzeiro, a arena, com capacidade para 58.170 espectadores, está completamente reformada para receber seis jogos do Mundial de 2014, incluindo um confronto de meia-final. Localizado no bairro da Pampulha e inaugurado em 5 de dezembro de 1965, o estádio pertence ao governo estadual de Minas Gerais, com o nome oficial de Estádio Governador Magalhães Pinto. Mas o certo é que é por "Mineirão" que os apoiantes vão perguntar durante o torneio.
O estádio sedirará 6 jogos do mundial nas seguintes datas:
14/06 - Colômbia x Grécia
21/06 - Argentina x Irão
24/06 - Costa Rica x Inglaterra
17/06 - Bélgica x Argélia
28/06 - Oitavos de final
08/07 - Meia-FInal